A MAGNOTEC é uma empresa especializada em soldagem orbital para tubos em inox com diâmetros de 1/8″ até 4” com 100 % aprovação.

A soldagem orbital é um processo de soldagem avançado que é usado para soldar objetos circulares, como tubos e canos sensíveis em indústrias. Esta tecnologia simplifica o processo de soldagem de objetos circulares com boas vantagens, como alto acabamento, baixo consumo de tempo, alta precisão, etc. Portanto, esta tecnologia de soldagem é diferente da soldagem plana normal e utilizada para áreas altamente sensíveis, como aeroespacial, tubulação nuclear, farmacêutica, alimentícia dentre outros.

História da tecnologia de soldagem orbital

O requisito para um processo de soldagem de alta qualidade e alta precisão em vários campos importantes foi a causa da invenção dessa tecnologia. As indústrias aeroespaciais necessitaram de uma tecnologia de junção que poderia ser usada para juntar linhas hidráulicas e juntas de aeronaves. Assim, eles começaram a desenvolver a nova tecnologia e a apresentaram na década de 1960. A base dessa tecnologia foi a rotação de um arco usando um eletrodo de tungstênio ao redor da junta de solda da tubulação.

Equipamento usado em solda orbital

O sistema de energia orbital é baseado em dois componentes: a fonte de energia e o cabeçote de solda orbital.

Fonte de energia

A fonte de energia é usada para o controle de todo o sistema de soldagem para um trabalho específico. As aplicações importantes da fonte de energia são apresentadas a seguir:

  • Controla os parâmetros de soldagem.
  • Controla a corrente de soldagem a arco.
  • Controla a potência necessária para dirigir o motor dentro do cabeçote de solda orbital.
  • Controla o fluxo de gases de acordo com o requisito.

Cabeçote de solda orbital

A estrutura do cabeçote de solda orbital é do tipo fechado e é usado para fornecer uma câmara de atmosfera inerte que rodeia o local da junta. Pode ser utilizado para tubos de soldagem com dimensões de 1,6 mm a 152 mm e com espessura de até 3,9 mm. Se forem necessários cabeçotes de solda para tubos de alta dimensão, são utilizados cabeçotes de solda de estilo aberto.

O processo de soldagem orbital

A soldagem orbital é baseada no mecanismo em que o arco é girado em torno do local de união, e este trabalho é feito por um eletrodo de tungstênio. A corrente necessária para a soldagem é controlada automaticamente pela fonte de energia. Devido à automação do fluxo de corrente, em termos de precisão esta soldagem é muito melhor do que a soldagem manual. Um sinal de alta tensão é fornecido a partir da fonte de energia para gerar o arco elétrico. Na verdade, o sinal de alta tensão ioniza o gás de proteção com propriedades isolantes, de modo que o gás muda para um condutor elétrico e fornece uma pequena quantidade de corrente. O sinal de alta tensão é então reduzido por um capacitor que reduz a tensão de modo que a fonte de energia possa fornecer a corrente para gerar arco. Esse arco elétrico gerado derrete o material do tubo e forma a solda.

Usos da soldagem orbital

A tecnologia de soldagem orbital é utilizada em várias indústrias importantes. Alguns dos usos importantes são dados abaixo:

Nas indústrias aeroespaciais, a soldagem orbital é utilizada para soldar juntas presentes em um avião e também é utilizada para juntar linhas hidráulicas na fabrica.

A soldagem orbital é utilizada para soldar tubos e canos nas indústrias de alimentos e bebidas.

A soldagem orbital é utilizada para soldar tubos de caldeiras. Esta tecnologia é usada principalmente para soldar tubos de permutadores de calor na caldeira porque é muito difícil soldar tubos de permutadores de calor com precisão por métodos de soldagem manual.

A soldagem orbital é um requisito essencial das indústrias nucleares, porque é muito importante soldar tubos nucleares com precisão, de modo que não haja chance de vazamento de partículas irradiadas.

É necessária soldagem orbital para a soldagem de tubos hidráulicos. Estes tubos hidráulicos são construídos por materiais em que as propriedades são afetadas pela aplicação de calor. No entanto, esta tecnologia é tão boa que as propriedades dos materiais permanecem as mesmas.

A soldagem orbital é utilizada para soldar tubos e canos nas indústrias farmacêuticas. Eles exigem alta qualidade e água pura para uso médico. Devido a isso, eles precisam de soldagem de alta qualidade para que não haja acumulação de impurezas nas juntas do tubo.

Esta tecnologia também é usada nas indústrias de semicondutores para evitar a acumulação indesejada de poluentes nas paredes da tubulação.