Fabricação de acordo com a Norma ISO 2503

A Norma ISO 2503 define todos os critérios para a fabricação de um bom regulador de pressão. Dentre estes critérios, segue abaixo 04 pontos basicos que podem facilmente ser identificados:

 

1) Regulagem de Pressão

A manopla de controle de pressão deve possuir um limitador de aperto para que a pressão de saída não exceda a capacidade máxima do regulador de pressão. Além disso, o volante não deve se soltar do regulador quando o mesmo estiver totalmente fechado. Em ambos os cenários, a manopla de ajuste deve permanecer fixa ao regulador de pressão.

2) Válvula de Segurança

A válvula de segurança deve ser configurada de fábrica não podendo ser ajustada no momento da instalação. Desta forma, seu funcionamento será independente da formação do montador ou usuário.

3) Marcações Prescritas

Devem ser claramente indicados no reguladores de pressão os dados do fabricante. Além disso, outros dados devem constar no corpo do regulador de pressão tais como tipo de gás permitido para uso, pressão de entrada, pressão de saída, material de construção e também a Norma ISO 2503.

4) Manômetros

Os manômetros devem ser fabricados de acordo com o cumprimento da norma ISO 5171 ( EN562 ), tendo um sistema de escape na parte traseira e possuir diâmetro de 50mm ou 63mm ( 2 “ou 2 ½” )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *